A cidade histórica de York, no norte da Inglaterra é o lugar perfeito para passar um dia ou um final de semana, além de muita área verde a cidade tem um charme especial com prédios e arquitetura incríveis ficamos encantados desde o momento que pisamos na estação de trem. Pegamos o trem saindo da cidade de Manchester com a companhia Northern Railway, a viagem durou em média 2 horas e adoramos porque da pra ir observando a paisagem, tem varias cidades fofinhas pelo caminho.
Onde se hospedar
York é cercada pela maior muralha medieval de todo o Reino Unido, do lado de dentro dos muros é onde ficam o centro histórico e comercial da cidade e suas principais atrações. Portanto é o lugar ideal para se hospedar se você busca comodidade. Já se você está buscando economizar a hospedagem fora dos muros da cidade é bem mais em conta. Nos hospedamos no hotel Ibis, que fica fora do centro histórico e a caminhada até o centro foi tranquila, adoramos o custo benefício.
O que fazer em York
YORK CITY WALLS
Um dos passeios que mais gostamos foi caminhar pelas muralhas da cidade, O muro foi construído durante o século XVIII e é considerado o maior de todo o Reino Unido, tem 3.4 km de extensão e é possível dar a volta no centro histórico da cidade andando por cima dele, para dar uma volta completa demoramos 2 horas. Em cima do muro tem vários bancos dá pra levar uns petiscos e fazer uma pausa pra um lanche apreciando a vista da cidade, se for no pôr do sol a vista fica mais lindo ainda.
Para subir no muro basta procurar um dos portões medievais, próximo a eles ficam as escadas, o Micklegate Bar é o portão mais importante pois foi por muito tempo a principal entrada da cidade, e na minha opinião é o mais bonito. Outros trechos pra subir são Bootham Bar que tem uma vista muito legal passando por trás da catedral de York, Monk Bar e o Walmgate Bar que embora seja o mais afastado do centro é o mais bem conservado. Como o muro é dividido em trechos, se não quiser fazer o percurso todo é possível subir em um dos portões caminhar até o próximo portão e descer.
THE SHAMBLES
Quem aí já quis conhecer o beco diagonal do filme Harry Potter? Andar pela rua de pedra, passear pelas lojas de coisas bruxas e quem sabe até comprar uma varinha mágica… O cenário real do filme foi construído em estúdio, porém dizem que foi inspirado nas ruas medievais do The Shambles no centro histórico de York.
Essa região da cidade com seus prédios de estilo medieval e assimétricos, ficou tão famosa que hoje em dia tem até lojas e lanchonetes inspiradas no mundo bruxo com direito a vassouras voadoras e bebidas de poções mágicas, cá entre nós que rua sensacional!
SHAMBLES MARKET
Quem aí gosta de passear em feirinha levanta a mão 🙋♀️
Colado no The Shambles tem o Shambles Market, com várias barraquinhas de artesanato, e comidas de rua, achei os preços caros mas se você, assim como eu não pode ouvir falar de uma feirinha que já quer entrar nem que seja só pra caroçar e comer uma gordice rsrs já adiciona no seu roteiro.
YORK MINSTER
A grandiosa catedral de York, como vemos hoje começou a ser construída no século XII e foi terminada em meados do século XV. Hoje é considerada a maior do norte da Europa, com sua arquitetura gótica e esculturas de pedra, além de ser lindíssima e cheia de detalhes, é famosa por seus vitrais medievais, mais especificamente A Grande Janela Oriental, que é o maior exemplar de vitrais medievais do mundo. Uma visita imperdível de você gosta de história e arquitetura. Além da visita à igreja é possível subir no terraço que tem uma vista incrível da cidade.
O preço para visitar a catedral + subir no terraço é £16,50 por adulto ou £11,50 se quiser visitar só a catedral. O bilhete é válido por um ano e nesse período você pode visitar quantas vezes quiser.
Comprar bilhetes online e consultar horários de funcionamento.
DEAN´S PARK
Ao lado da catedral fica o DEAN´S PARK, um parque público com vários banquinhos para sentar, e um jardim muito lindo. Mesmo se você não estiver planejando em fazer o tour da catedral, recomento dar uma volta por ele, é gratuito e tem uma vista muito legal da catedral.
CLIFFORD´S TOWER
A Clifford´s Tower é única Torre restante do castelo de York, data de 1245 e foi construída estrategicamente em cima de uma morro com o objetivo de ser um forte para proteger o castelo. A torre é aberta para visitação, e o ingresso custa £5,70.
Comprar bilhetes online e consultar horários de funcionamento.
YORK CASTLE MUSEUM
Em frente a Clifford´s tower fica o museu do Castelo de York, o museu leva esse nome pois está localizado onde costumava ser o castelo de York antes de ser destruído. A exposição mais interessante desde museu na minha opinião se chama Kirkgate, em 1928 o fundador do museu teve a ideia de construir uma rua em estilo vitoriano inspirada na cidade de York entre os anos de 1870 e 1901 dentro do museu. O cenário conta com ruas de pedra e replicas de lojas que realmente existiram na cidade, para que as pessoas possam por alguns momentos se transportarem para uma outra época.
O ingresso para visitar o museu custa £10.90 para adultos e £4.00 para crianças.
Comprar bilhete online e consultar horários de funcionamento
TOWER GARDENS
Ainda na região da Clifford´s Tower e do Museu do Castelo de York fica o parque da torre, um parque público que beira o rio Ouse e tem uma vista muito legal para a ponte Skeldergate Bridge. É o lugar perfeito para fazer uma caminhada ao longo do rio e sentar em um dos seus banquinhos para relaxar. Ali também tem um restaurante estiloso e com visto pro rio que se chama Dyls, se estiver passando por ali e procurando um lugar pra uma refeição compensa dar uma olhadinha no menu, achei os preços carinhos mas super legal pra quem sabe um jantar romântico.
ST. MARY´S ABBEY
As ruínas da Abadia de St Mary que data de 1088 foi tudo que restou de um dos monastérios mais ricos e imponentes da Inglaterra. As ruínas são apenas um pouco do que restou da abadia, que antes de ser desativada acupava todo o espaço do parque Museum Gardens onde está localizada. Não paga nada para visitar as ruínas só é preciso ficar atento aos horários de funcionamento do parque.
Consulte o de horário de abertura para visitação.
THE YORKSHIRE MUSEUM
O museu de Yorkshire também fica localizado no Museum Gardens próximo as ruínas da Abadia de St Mary, e inclusive foi construído no lugar onde antes costumava ser parte da abadia. Dentro do museu você pode encontrar em exposição algumas peças de pedra que costumavam decorar a abadia de St Mary, além de outras coleções arqueológicas e geológicas da província de Yorkshire, e exposições de itens relacionados a história natural como fossils de animais como dinossauros.
O valor do ingresso para adultos é de £7.27, e crianças se até 16 anos não pagam quando acompanhas por um adulto pagante.
Comprar bilhetes online e consultar horários de funcionamento.
MUSEUM GARDENS
O Museum Gardens é muito conhecido por ter sido construído no local onde antes foi um dos locais muito importantes historicamente para a cidade de York a Abadia de St Mary, e porque ainda existem ali algumas ruínas da abadia para visitação. Dentro do parque também está o Museu de Yorkshire, e além de toda a bagagem histórica presente ali é um lugar maravilhoso para passear, o parque é muito bem cuidado e se você der sorte pode até ver uns esquilos fofinhos passeando por lá também.
O sul do parque também tem uma vista muito bonita para o rio e para a linda ponte Lendal, com direito a um calçadão para caminhar e vários bancos para sentar à beira do rio. Com certeza um passeio imperdível em York.
QUANTOS DIAS FICAR EM YORK?
A cidade de York não é muito grande, mas com certeza é um lugar que vale a pena ficar pelo menos um dia, com certeza não da pra ver tudo dessa lista em um dia mas da pra ver os pontos mais importantes. Então vai depender mesmo do que você quer ver na cidade, de como está o seu roteiro, e quanto tempo você tem pra ficar lá. Nós ficamos um final de semana porque pra nós foi uma viagem para descansar então queríamos fazer tudo sem pressa, e dois dias foi mais do que o suficiente pra nós.
No geral nós adoramos York, as ruas da região central são uma gracinha, ficamos um tempão só andando sem rumo olhando as lojinhas, restaurantes, os prédios antigos. Pela cidade toda tem pracinhas e cafés pra sentar e ficar batendo papo. A cidade é muito bem cuidada, tudo limpo, parece cenário de filme. Vale muito a pena ir conhecer!
Me conta aqui nos comentários depois como foi a sua experiência em York que eu adoro ouvir as histórias de vocês! ❤️